Helena vai pro tronco porque não cuidou da sinhazinha

Melhor comentário sobre a novela Viver a Vida foi de @francinebarbosa:
“Tá reprisando Xica da Silva? A negra apanhando porque não tomou conta da sinhazinha.”
Veja a cena aqui.
Meus comentários sobre a novela e os comentários de vocês
- Gente, no Brasil, não adianta dizer pra não ver novela. Todo mundo vê. Não é simplesmente o fato de “quem não gosta do que está vendo, que desligue e vá ler um livro”. Não é apenas que a cena me incomodou pessoalmente, é muito mais que isso. Quando a gente sabe que milhões de pessoas viram a bofetada da senhora de engenho na escrava e estão aplaudindo, sem refletir sobre isso, ignorar não é a solução.
- Manoel Carlos é misógino, elitista, racista e cafona. Sem dúvida ele tem prazer em criar essas polêmicas cretinas. Mas não é somente prazer, é uma óbvia incapacidade de se destacar de outra forma. Sem um pingo de criatividade e sendo péssimo escritor (basta ver os diálogos constrangedores, patéticos de suas novelas), ele só consegue audiência para suas novelas medíocres criando polêmicas criadas à custa do escárnio de pessoas que já são discriminadas em seu dia a dia.
- Odeio suas novelas, mas eu tento assistir (até quando aguento!), para que as pessoas tenham, aqui no blog, um espaço para ver as cenas sob outra perspectiva. E não estou sozinha, basta ver as dezenas de comentários nesse post. Eu só ofereço o espaço para o debate.
- Televisão é concessão pública. Não precisa ser só educativa, mas se veicula programas que estimulam o preconceito e a discriminação, a gente tem todo direito e dever de reclamar.
- A Carmel escreveu: “Acho que não tem nada haver (sic)… se ela fosse branca ia passar batido.” Primeiro, Carmel, a gente aqui no blog sempre reclama do excesso de violência nas novelas, que parece uma tendência atual. Eu nunca dei uma bofetada na cara de ninguém e já aprontaram coisas comigo que bem que mereciam. Desde quando é aceitável se resolver as coisas dessa forma? essas cenas oferecem espaço pra uma catarse coletiva que eu acho perigosa (vide UNIBAN).
- Quanto ao racismo, claro que por ser uma atriz negra é muito pior, sim, vivemos num país que carrega o peso da escravidão, onde o preconceito contra negros ainda é enorme e tudo que a gente NÃO precisa é de uma cena que reaviva essas lembranças, ainda mais uma cena que a maioria considera “justificada”.
- A tentativa de mostrar José Mayer como garanhão é outra coisa patética. A Helena repetindo várias vezes o quanto o marido é bom de cama e o quanto consegue transar várias vezes no dia, parece uma tentativa desesperada do autor, através do personagem, de recuperar sua própria “virilidade”, coisa de gente que não sabe envelhecer.
- E o absurdo que é a repetição do “primeiro crime” da Helena, um aborto cometido para salvar sua carreira. Isso a serve a quem? não às pessoas que compreenderam que criminalizar a mulher NÃO é solução de nada.
- Serve para os hipócritas que preferem se trancar em seus castelinhos brega de vidro fumê no Leblon, com suas mulheres e filhas que fazem aborto em clínicas de luxo ao custo de meses de salário de outras mulheres (a maioria negras) que continuarão fazendo abortos ilegais todos os dias, vivendo momentos de terror e culpa e arriscando suas vidas com carniceiros e curiosas.
- Enfim, tem muito mais pra se falar, mas estou de saída. Muito pior do que a raiva que dá ver as novelas de Manoel Carlos, seria saber o quanto elas influenciam milhares de pessoas e ficar calada em relação a isso.
- Ah, pra terminar, eu sou politicamente correta ou tento ser, ao máximo. Acho completamente idiota essa idéia de que “o mundo ficou muito chato depois que a gente passou a se preocupar com o que diz”. Chato pra quem, cara-pálida? Se a gente pode compreender o contexto em que segmentos marginalizados da nossa sociedade vivem e aprender a tratar todos com respeito, o que tem de chato nisso?
- Dia desses vi um trecho de um programa de píadas dos anos 70 e fiquei pensando o quanto o mundo tá melhor quando as pessoas ao meu redor tentam evitar esse tipo de gozação com negros, gays, mulheres. Ainda falta muito pra melhorar, mas tem um avanço.
- Às vezes eu acho que as pessoas já nem sabem mais do que estão falando quando criticam as pessoas que escolhem, simplesmente, respeitar as outras.








Estou escrevendo um post exatamente sobre isso: novelas da plim-plim costuman ser uma lástima, as do MC então, dispensam comentários. E, infelizmente, o fato de ter duas negras como protagonistas – novela das seis e das oito – acaba nem sendo motivo para muito orgulho ou esperança de que o idéias preconceituosas caiam, na medida em que os estereotipos persistem. Agora, colocar a “escrava” em posição de joelhos e a outra, com ar superior, desfere o tapa, é puro ato de covardia. Sou mais a bofetada que a Helena deu na Luciana: pelo menos as duas estavam no mesmo nível, cara a cara.
"Enquanto isso, naquele domingo à noite…" foi o último post escrito por Jukka, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 20th, 2009 às 07:22
Odeio esta novela. É um retrocesso.
Comente esse comentário!
Eu queria mesmo é saber, quem inventou essa ideia de que o Manuel Carlos entede de alma feminina. Pq o vejo quando me arrisco a assistir alguma coisa dele é um desfile de cliches conservadores e machistas.
Comente esse comentário!
November 18th, 2009 às 02:38
Olha que eu concordo com você, nem heroína nem vilã do maneco prestam para algo… Queria saber por que ele é tão bem pago. E bota clichê… A TV tá acabando.
"Torcida Brasileira…" foi o último post escrito por Gisele Moura, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 20th, 2009 às 09:19
De onde tiraram que ele entende alma feminina? Acha mesmo que somos “Helenas” clichês? Que tomam no cu dizendo amém? Toda novela parece o mesmo enredo, sofre sofre sofre pro maridão fdp no FINAL da novela ter compaixão e ficar com a mocinha. Me poupe. Acho que a Thaís Araújo tá atuand bem, mas esse papel tá humilhando ela em muitos sentidos, principalmente na luta do movimento negro e negro feminino no Brasil.
"Bold your choice." foi o último post escrito por Paula Maria, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 20th, 2009 às 11:41
MC entendendo a alma feminina? É ruim, heim!
Comente esse comentário!
November 23rd, 2009 às 07:42
Entende a alma feminina?? Mhauahuahuahuahua… Quem disse isso? Um bosta dum macho, só pode…
Comente esse comentário!
Deixando a questão de preconceitos de lado… até porque sabemos que realmente e infelizmente isse existe nessas tramas… Acho que aquela cena foi mais uma tentativa do autor de fazer com que os telespectadores se aproximem e realmente defendam a personagem Helena, o que sempre aconteceu nas outras novelas do MC. Porque convenhamos, se ele queria uma protagonista negra podia ter escolhido melhor… A Tais Araujo é pessima. Que interpretação medíocre. E como está chata, irritante, nesse papel. E clha que já ouvi esse comentário de diversas pessoas. Nunca apareceu uma Helena tão ruim. Ah! E a sinhazina (Aline Morais) também está horrível. A Liliam Cabral, maravilhosa, consegue roubar a cena das atrizes
Comente esse comentário!
Denise, que susto tomei ao ler meu nome aqui, obrigada pela citação
Não sei ainda o que Manoel Carlos quer com essa palhaçada toda, ainda espero que ele caia em si e a Helena reaja. Porque me incomoda muito também o discurso das personagens da novela criminalizando o aborto. Duas vezes já citaram que Helena fez aborto para recriminá-la e isso ocorrerá novamente. Pensei até em sugerir uma blogagem coletiva, nota de repúdio, campanha pelo twitter sobre o assunto, porque a tv é uma concessão pública e acho que devemos nos manifestar. E o que me dá mais raiva é que ninguém da mídia (pra variar) pergunta pro Maneco que raios ele quer com isso. Sei que ele falará que é ficção e que não defende nenhum lado da discussão sobre legalização do aborto (ahãm), mas eu queria que alguém perguntasse! Só desabafando, rs…
Debora, não acho que a Taís Araújo está péssima não, acho que ela está indo bem. Mas teve o azar de ser antagonista da Lilia Cabral, que é uma atriz mais experiente e com muita simpatia do público. Se até a Vera Fischer (que não tem expressão por causa do botox) já foi Helena, acho que a culpa da rejeição é da personagem, não dá atriz.
Anderson, se alguém merecer o título de entendedor da alma feminina no Brasil, será o Chico
beijos
"francinebarbosa: cara, odeio quando sonho 5720 coisas diferentes, acordo já ansiosa!" foi o último post escrito por Francine Barbosa, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
Olà Denise, sou daquelas leitoras que acompanham seu blog, sem nunca comentar. E olha que sou bem assidua, viu ? mas meio voyeur.
Sou so eu que suspeito, ou o Manoel Carlos é um gozador, que ri à cada indignação que gera com cenas como essas ? sei não, mas outro dia, vendo essa novela, pensei se o MC não està fazendo critica à mentalidade e à vida classe media brasileira atraves da parordia, do exagero, do escàrnio. (desculpem pela falta de acento, culpa do teclado, não minha).
Comente esse comentário!
Ai gente, perde tempo assistindo essa novela não, é o ó do borogodó.
Comente esse comentário!
Ah façameofavor, o argumento pro martírio da Helena já é fraco (a garota viajava no ônibus que rolou morro abaixo por que foi expulsa do carro por ter feito provocações de infantilóide) e os outros ainda vem com um mimimi desses. Mas não liguem não, é um esquema conhecido do MC, a mimada insuportável sofre um revés na vida (fica estéril, contrai leucemia, fica tetraplégica) e vira gente. E a protagonista carrega o mundo nas costas socorrendo mãe, irmão, marido, filho, vizinho derramando rios de lágrimas, flanando pelo Leblon e vestida com as mais caras griffes cariocas.
Comente esse comentário!
Isso sem contar a total apologia à criminalização do aborto.
"Enfim, o começo" foi o último post escrito por Carol S., em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 20th, 2009 às 09:25
Essa criminalização moralistinha tá dando nos nervos.
"Bold your choice." foi o último post escrito por Paula Maria, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
Ué, se fizesse um personagem negro que não sofresse nada, nenhum tipo de preconceito, fosse todo feliz e etc, falariam que o autor estaria fugindo da realidade. Se mostra é preconceituoso. Sinceramente, vida de autor de novela é difícil.
"DEIXEM SUA SUGESTÃO DE PAUTA PRA O BLOG AQUI!" foi o último post escrito por Luciana, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 18th, 2009 às 02:43
O problema não é colocar uma personagem negra todo feliz ou que só sofre preconceitos! Definitivamente, esse é o menor dos problemas. A questão é a falta de coerência do autor com questões tão complexas como o preconceito ou aborto (que diga-se de passagem foi colocado como o piores dos crimes cometidos por uma mulher!). Essa novela é toda errada! Mostra uma realidade q não existe, depurta situações e faz hora com a cara do brasileiro. É uma pena que grande parte das pessoas não tenho senso crítico suficiente para ter esse discernimento. O problema é do autor, da emissora e de quem assiste!!!!!
Comente esse comentário!
November 18th, 2009 às 02:56
O problema é que temas complexos como este ou o aborto é quase impossível de se tratar em uma novela. Tudo é tratado de forma superficial. Talvez promova uma leve discussão no povo, porém quando o assunto é tratado de uma forma velada como neste caso da briga, a grande maioria da população não percebe e não entende. E quando é promovido de forma direta, na cara, como o caso da violência contra idosos (acho que foi em Mulheres Apaixonadas) acham tudo exagerado.
Atualmente não assisto novelas. Vejo mais seriados, e alguns dão enfoques superficiais em assuntos polêmicos tb.
"DEIXEM SUA SUGESTÃO DE PAUTA PRA O BLOG AQUI!" foi o último post escrito por Luciana, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 18th, 2009 às 03:05
Acredito que em um país como o nosso, que novelas atingem um nº exorbitante de pessoas, se faz necessária, sim, essa discussão! Que seja ela superficial, mas que pelo menos exista.
A questão é como a tratam. É preciso, como eu disse no comentário anterior, que haja coerência por parte dos autores que propõem a tratar desse tipo de questão. Simplesmente não fazer, não vai ajudar em nada! Afinal, novela no Brasil é fonte de informação de todo o gênero. Funcionam melhor do que campanhas do governo, às vezes.
Comente esse comentário!
November 18th, 2009 às 03:50
PHODÁSTICO é ver o modo leviano como eles tratam assuntos sérios, como se fôssem piadas. Temas que merecem uma discussão madura e ponderada – e.g. o Aborto – mas, com esse tipo de abordagem unilateral, maniqueísta e superficial, resultam no pior tipo de serviço que um meio de comunicação pode fazer. E bem pelo motivo que você exemplifica, Davidson: as pessoas – infelizmente na grande maioria – não tem senso crítico para analisar assuntos com um mínimo de profundidade assim. Dae o que acontece??? Vemnos a operação “gansos para foie gras”: é “socada goela abaixo” a opinião rasa e mesquinha do pseudo-autor-expert-em-alma-feminina e todos aquele que a autorizam. Não existe reflexão, empatia passa anos luz disso. E a multiplicação de comportamento eivados em preconceito e intolerância segue, por conta da irresponsabilidade ao se tratar com banalidade assuntos que dizem respeito à realidade de um sem número de pessoas. Se é para tratar de modo irresponsável esse tipo de tema, melhor era nem ter tocado no assunto.
"Tapa na Cara" foi o último post escrito por Jukka, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 26th, 2009 às 22:08
Fala serio, né? E por que personagem negra tem que ajoelhar, com os cabelos amarrados, pra uma preguiçosa mulher de classe media brega do Rio dar um tapa na cara? O mínimo que falta ai é educação, respito pelo outro, falat moral dessa gente!!!!!!!!!!!! Cafonerrima essa novela, mas depois disso, decidi, nao vou permitir que minha moral, meus conceitos sobre cidadania e meu subconsciente seja alimentado pelo pensamento de um escritor da Bobo (Globo). Nesse horário, decidi fazer outras coisas, alimentar minha alma com algo realmente de valor ja que essa novela e toda a programaçao da globo só alimentam a desigualdade, a doença coletiva e a pobreza de informaçao. Sai pra la´Manoel e seus seguidores, o mundo acha vcs pateticos.!!
Comente esse comentário!
A novela deveria mudar de nome “Sofrer a vida” isso sim … péssima novela. Taís araújo, excelente atriz com um papel medíocre
Comente esse comentário!
Ando sem saco para novelas, assisto um capítulo aqui outro ali e fica aquela sensação: parece que eu já vi esse filme, sabe como é?
Por ser um veículo de massa concordo com Davdison.
Que palhaçada é essa culpa da Helena no acidente; o catolicismo como se fosse a religião do país; aborto, assunto tão sério e delicado, sendo tratado de forma nojenta e os homens então?
Ah! que bom que existe seriado americano hehe
"Ontem, infelizmente, muito tarde da noite…" foi o último post escrito por rocosta, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
Novela do Maneco é aquilo, né? Leblon, Tom Jobim, Helenas… Quem viu uma viu todas.
E as Helenas do Maneco são sufriiiida come o pão que o diabo amassou a novela inteira para no final receber a redenção.
Com a Taís Araújo ñ poderia ser diferente, ou deveria por causa da cor?
Comente esse comentário!
Numa salão aqui no Paraná, todo mundo achando que Helena mereceu e que a culpa é dela pelo acidente sofrido pela outra (!). E ainda teve uma cliente que se entrometeu na conversa: “aquela neguinha apanhou, né? finalmente!”.
Comente esse comentário!
November 18th, 2009 às 07:00
Pra você ver, Carolina, como no imaginário (quase) coletivo é mais fácil aceitar a violência contra a “neguinha” do que contra a enteada.
"Tapa na Cara" foi o último post escrito por Jukka, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 23rd, 2009 às 08:00
Tá vendo?
E ainda parece gente idiota para abrir a boca e dizer que não tem racismo na cena e que, quem assiste, não absorve nada daquilo…
Sem paciência para gente Burra hoje…
PS: Tá cada dia mais difícil dividir o mundo com este tipo de gente racista e misógina…
E com os panacas que parecem que só conseguem constatar racismo e misoginia quando esta é bem escancarada e esfregada na cara.
Comente esse comentário!
A comunidade Pediatria Radical no Orkut (quase 13.000 membros) tem como plataforma a “Leia Seca Contra A Palmada” e “Bater Em Criança É Covardia” além de promover a troca de informações e experiências entre mães (e alguns pais) sob o olhar carinhoso e participativo da pediatra Dra. Thelma B. Oliveira, com a finalidade de ser veículo de interação entre profissionais da saúde, mães, pais e todos que se interessem na saúde infantil, buscando a saúde integral da criança através do bom senso e do entendimento dos determinantes biológicos e sociais no processo saúde-doença. A tônica dos assuntos é a filosofia do desenvolvimento e o respeito a suas etapas naturais.
Gostaríamos de pedir seu apoio através de uma Blogagem Coletiva em seu blog para a nossa campanha BATER EM CRIANÇA É COVARDIA que acontecerá no dia 19 de Novembro, data que marca o DIA MUNDIAL PELA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Vale um texto, uma poesia, um vídeo, uma foto ou qualquer alusão à data contra a violência infantil e do adolescente que se inicia pela “inocente” palmada.
Castigo não – Toquinho
“Um dia você crescerá,
Será gente grande também.
Depois você vai namorar,
Gostar muito, muito de alguém.
E quando você se casar
Virá com certeza um neném.
Não deixe nunca
Seu filho sozinho,
Sem proteção.
Castigos não fazem
Ninguém mais bonzinho,
Não fazem, não.
Não levante a voz
Nem levante a mão.
Não bata, não xingue
Nem dê beliscão.
Não trate as crianças
Como bem entender.
Gritos não vão resolver.
Criança que apanha
Não aprende a lição.
Com jeito ela vai aprender.”
A adesão do seu blog será mais um apoio de peso na divulgação do tema.
Gratas.
Comunidade Pediatria Radical, no Orkut.
Comente esse comentário!
Outro tema polemico… a palmada!
bom…soh quem eh pai ou mae para saber disso melhor.
"Vic Beckham sem salto e sorrindo…morri!" foi o último post escrito por viviane martins, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 18th, 2009 às 21:50
Eu criei minha filha sem violência. Para mim não tem essa de ‘ah um tapinha não dói…’
"Ontem, infelizmente, muito tarde da noite…" foi o último post escrito por RoCosta, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 19th, 2009 às 15:40
eu sinceramente nao tenho ideia, nunca tive filhos.
mas entendo quem da um tapinha por que tem vejo muitas maes a ponto de um ataque de nervos e quando dao aquele tapinha se sentem melhor,
eu acho que eh para aliviar sua propria tensao.
mas como eu nunca tuve filhos e nao pretendo ter tao cedo exatamente por falta de tempo e paciencia repito que nao posso opnar, pois nao os tenho.
Gracas a Deus!
bj
mas se vc esta dizendo eu nao duvido
"Vic Beckham sem salto e sorrindo…morri!" foi o último post escrito por viviane martins, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 19th, 2009 às 18:18
Voce tem toda razão é para aliviar tensão mesmo. Menina eu e meus irmãos apanhamos pra cassete e muitas vezes era porque minha mãe estava puta com meu pai hehehe
Graças a Deus eu consegui educar a minha filha sem violência e sem aquela gritaria na frente dos outros, sabe aquela humilhação básica? Na verdade tudo o que passei na infância não fiz com ela, mas sei que não é fácil para quem tem mais de um filho, marido, chefe, enfim.
Beijos!
Comente esse comentário!
November 20th, 2009 às 11:48
Eu sofri violencia domestica. Surras de pai bebado, chutes que ele me deu ateh eu sair rolando. Os gritos e tapas da minha mae ecoam ateh hoje. Uma miseria infinita dentro de casa e os cipos e as cipuadas. Nem avisava antes que ia bater, simplesmente atirava qualquer coisa na gente. Xingava a gente de todos os nomes e maldizia a gente por sermos 4 femeas e nao 4 machos. Eu via odio nos olhos dela gritando e batendo dizendo que `ia pisar na nossa goela ateh matar`. E todos meus tios e tias fizeram o mesmo com meus primos e primas. Os pais de um primo bateu tanto nele com um cinto porque ele quebrou uma cuia de gabaceira. O cinto pegou no saco escrotal dele. Ele eh revoltado (40 anos) ateh hoje com tanta violencia que sofremos de nossos pais com tantas surras. Soh sobrou isso para mim: muito odio. E eu tenho filhos hoje. Pergunte se vou seguir o ciclo vicioso das surras. NAO!
Comente esse comentário!
November 19th, 2009 às 19:53
Escrevi um comentário e não apareceu… vou tentar novamente
Sabe que voce está certa existe mesmo essa coisa de aliviar tensão. Eu e meus irmãos apanhamos pacas e quase sempre porque minha mãe estava p.da vida com meu pai. Então desde criança tinha esse objetivo: de criar o meu filho sem violência, sem gritarias, sem humilhações públicas, mas sei o quanto é difícil para mães que tem mais de um filho, marido, chefe, enfim…
Beijão!
"Nada mais falta…" foi o último post escrito por RoCosta, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 20th, 2009 às 09:28
Acho que os tapas ficam a critério dos pais. Eu apanhei muito quando criança, mas não sou nada violenta e nem fiquei traumatizada com isso, me achando a criança mais infeliz do mundo. Não digo que tem que bater, mas também não digo o contrário. O problema é de onde essas coisas vêm e onde podem parar…
"Bold your choice." foi o último post escrito por Paula Maria, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 21st, 2009 às 03:58
Eu cresci sem pancadaria e criei meu filho assim e deu muiiiiiiiiiiito certo.
Porrada é sempre covardia.
"Cilada?" foi o último post escrito por Vivien Morgato, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
Lembro q qdo trabalhava no jornal da minha cidade meu editor (eu escrevia no caderno de cultura) costumava dizer que as novelas de MC são boas para criar pautas. E realmente. Durante os 8 meses de duracao da novela, vários jornais, pautados pelos temas superficiais da novela, tentavam criar um debate na midia escrita.
Talvez isso tb esteja ligada a questão de quem escreve a novela. É muito mais “fácil” aceitar q Gloria Perez escreva algo polêmico do q MC. O q faz as novelas de Perez serem “melhores” em questão de levantar debate do que as de MC? É pq ela abre um “espaço” na novela p a realidade (no caso das maes de criancas sumidas)?
Foi de muito mal gosto essa cena com Thais Araújo (que por sinal, foi uma das maiores audiencias desta novela – sim, as novelas de MC sempre dão picos de audiência quando têm barracos!). Mas lembro bem de duas situacoes em duas diferentes novelas de MC que levantaram um enorme debate no Brasil.
A questão da Leucemia (qdo Diekman raspou a cabeça, em Laços de Família) e da violencia contra mulher (qdo Helena Ranaldi apanhava de Dan Stulbach em Mulheres Apaixonadas).
Não estou aqui para defender MC. Na verdade não sou admiradora de suas novelas pois nao gosto do seu estilo. É tudo muito plastificado, artificial. Mas existem pessoas que acham q novela nao é lugar de debate e sim de entretenimento. E ambas situações, na minha humilde opinião, são ótimas “fontes” para os jornais. Isso tenho q concordar com meu editor.
"Você sabe que é sueco…(17)" foi o último post escrito por Ju Moreira, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
corrigindo “Foi de muito mau gosto…”
"Você sabe que é sueco…(17)" foi o último post escrito por Ju Moreira, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
Ainda bem que me novela para mim não faz a menor falta. O tempo gasto sentado na frente da TV poderia ser usado para algo bem mais util, como por exemplo: leitura de um livro, curtir a família, visitar um parente ou amigo necessitado.
O natal está chegando. Milhares de creches, asilos, instituições de caridade precisam de voluntários/voluntárias para confeccionar, reparar, doar brinquedos, roupas, comida. Se cada um doasse a hora perdida na frente da TV, a sociedade ao redor seria melhor.
"Geboortekaartjes – Cartões de nascimento" foi o último post escrito por Jaboticaba Preta, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 18th, 2009 às 18:11
Estou 100% de acordo, as novelas sao uma perda de tempo, uma alienacao total, somente paises de terceiro mundo tem suas novelas em horario nobre, e triste ver o Brasil inteiro parar para olhar novela e pior ainda e ver as pessoas discutindo a novela no dia seguinte em seu trabalho, no mercado ou no banco, conversam , repudiam , se emocianam e ate sofrem com o acontecido na novela, deve estar sobrando tempo para perder com novelas.
Comente esse comentário!
November 21st, 2009 às 04:00
Todo produto televisivo é produto de consumo de massa, DEVE ser discutido porque tem grande inserção popular e isso é algo muito sério.
"Cilada?" foi o último post escrito por Vivien Morgato, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 23rd, 2009 às 08:07
…qual foi a do ’só países de 3º mundo’…?
Comente esse comentário!
A tapa na cara que Helena levou doeu em em mim e em muitos outros negros.
Comente esse comentário!
November 19th, 2009 às 20:59
Mical, você tem todo direito de achar e sentir isso, mas ja parou pra pensar que ela não apanhou por ser negra e sim pelo mal que ela causou a personagem da Lilian Cabral (esqueci o nome)…
Imagine alguem tomar teu marido(esposa), ser “meio que responsavel”, digamos assim, pelo acidente da sua filha, se vestir de noiva(o) na tua suite… poxa eu axo que um tapa era pouco… rss
Comente esse comentário!
November 19th, 2009 às 21:02
Vc tem todo direito de pensar e sentir assim, mas não acha que ela apanhou não por ser negra e sim por ter causado mal a personagem da lilian cabral (esqueci o nome).
Imagina, roubam teu marido, veste de noiva na tua suite, viaja com tua filha briga com ela e ela sofre um acidente… nossa eu não daria um tapa só não, daria voadora!
Comente esse comentário!
November 19th, 2009 às 22:04
O buraco é mais embaixo.
Você está apenas vendo “a novela”. Eu estou vendo a representacão social que essa cena ela teve.
Todo negro que passou por humilhacões só pelo simples fato de ter nascido negro sabe o que estou dizendo.
Comente esse comentário!
November 20th, 2009 às 09:36
Concordo. Já ouvi vários depoimentos de amigos e amigas sobre isso.
Tô contigo na luta!
"Bold your choice." foi o último post escrito por Paula Maria, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 19th, 2009 às 23:02
Só ALGUNS detalhes novelísticos:
* O casal JÁ estava divorciado quando ele conhece Helena.
* Viajar com a filha dela não foi por admiração ao lindos olhos verdes de Luciana e sim pq Helena “deu um jeito” de conseguir uma chance para que a entedada desfilasse (todo mundo esqueceu que a Luciana não seria escalada para o desfile).
* A briga foi porque a enteada agiu sempre com desrespeito – motivado sempre pelo não aceitação do novo casamento do pai.
* O acidente… PORFAVOR? só falta agora o povo dizer q a personagem da Helena soltou os carneiros, ovelhas na estrada para que o onibus se desgovernasse. A isso chama-se FATALIDADE. A Helena simplesmente NÃO queria viajar com a Luciana – tanto é q a Helena se ofereceu para ir no carro. O Osmar é quem não aceitou. Então pq ninguém diz q a culpa é dele???
"Tapa na Cara" foi o último post escrito por Jukka, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 19th, 2009 às 23:36
Jukka!
Agora entendi perfeitamente quando vc “comentou o meu comentário”: “Vemos a operação “gansos para foie gras”: é “socada goela abaixo” a opinião rasa e mesquinha do pseudo-autor-expert-em-alma-feminina e todos aquele que a autorizam. Não existe reflexão, empatia passa anos luz disso.”
Essa “visão” da novela, só como novela! Compreende?
Mais lúcido, impossível!rs
Abraços!
Comente esse comentário!
November 21st, 2009 às 09:38
Esse comentário da operação foide-de-gras foi excelente.
E muita ingenuidade de quem assiste à novela e acha que a situação é só ali, dos personagens. Que eles foram criados no vácuo e que não existe toda uma representação social. E pior: ver todo mundo jogar todas as culpas em cima de uma única personagem, mesmo que outros estejam envolvidos (como o Jukka bem escreveu).
Comente esse comentário!
November 20th, 2009 às 02:29
Com certeza.
Comente esse comentário!
Na boa: eu ainda não entendo como é que as pessoas assistem novela!
SOCORRO!!!
Marcia.
Comente esse comentário!
Horror, horror, eu não assisto novela e nem tenho acesso a essa sujeira, mas vi o video dessa cena no sitio da Globo depois que uma de vcs comentou no twitter e tô até agora com vontade de vomitar. Essa baixaria é inaceitável e a coitada da Tais Araujo, uma guria inteligente e boa atriz e consciente, ter que se prestar pra um papel infeliz como esse. E vamos continuar falando mal desse horror, porque mesmo se tem gente que nao assiste tem outros milhoes que assistem e dao dinheiro pra esse Manoel Carlos trazer reeditar a escravidao no século XXI.
Comente esse comentário!
haja saco, hein ? antes era assim: “pô, negro nunca é protagonista, é sempre serviçal, etc”, agora que tem um protagonista, qualquer coisa diferente da perfeição é preconceito.
Parem de ver novela e mudem de canal, na TV Cultura tem várias coisas interessantes, ou Discovery, ou netGeo ou vai ler um livro ou transar com o marido/mulher.
Falta de assunto achar que porque a negra apanhou estão revivendo a escravidão!!!!!!!!!!!
Comente esse comentário!
November 19th, 2009 às 02:38
Ninguém busca um ideal de perfeição, menos ainda representado em novelas.
Agora, vale refletir que, dentre todas as Helenas de MC, a personagem da Tais Araujo é a única cujo o cunho do sofrimento é bem diferenciado das demais. NENHUMA das outras Helenas foi submetida a uma situação em que foi clara a humilhação e submissão diante da Teresa, que nada mais fez do que PUNIR fisicamente aquela que não cumpriu as ordens dadas.
"Tapa na Cara" foi o último post escrito por Jukka, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 19th, 2009 às 07:19
Eu vi a tapa sinplesmente como um revide que Tereza bateu para revidar o tapa que Helena deu em Luciana antes do acidente, agora Luciana sem poder se mover, sem poder revidar, qual a mãe que näo revidaria, independente da cor da pele da outra?
Já a humilhacão de se ajoelhar, que MC impôs à personagem, achei demais, mas bem piegas como toda a personagem, näo somente nesse momento, mas vi mais como uma coisa católica, essa rendicão de se ajoelhar e pedir perdão, como também o choro tão sofrido de Helena, aliás, a novela é visivelmente uma novela bem católica, rezas o tempo todo, não são somente oracões, mas rezam pai nosso mesmo, santos, capelas, etc e etc, esse lance do aborto ser um pecado (nem diria crime, apesar de ter sido mencionado como crime, mas é visível que a culpa que Helena sente é pelo pecado e näo pelo crime), e colocado como um pecado enorme.
Eu fui criada dentro do catolicismo, educada em colégios católicos, e tem bem disso de se ajoelhar e pedir perdão, esse drama todo, medo, culpas, independente da cor da pele. Helena parece ser uma personagem que se sente culpada por tudo mas como pecado, com medo do castigo divino.
Mais alguém ver isso ou só eu?
"Ibope???!!!!" foi o último post escrito por Luciana Håland, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 19th, 2009 às 17:02
Tive esta mesma impressão quando vi a cena, Luciana! A coisa de se ajoelhar para pedir perdão é realmente muito católico! Essa história de culpa tb é muito do catolicismo. Muito arraigada na cultura brasileira.
"Você sabe que é sueco…(17)" foi o último post escrito por Ju Moreira, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 19th, 2009 às 19:57
Menina… o ponto chave… o catolicismo latente em cada cena.
"Nada mais falta…" foi o último post escrito por RoCosta, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 19th, 2009 às 23:23
Bom, se levarmos em consideraçao que o acordo do Brasil com o Vaticano já foi aprovado na Câmara dos Deputados, isso realmente faz sentido.
"Tapa na Cara" foi o último post escrito por Jukka, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 20th, 2009 às 09:39
Não creio que o tapa tenha sido “coisa de mãe”. Acho que cada um tem que carregar a sua cruz e o tapa da Helena em Luciana não entra na temática de discussão do acidente, embora tenham colocado isso lá…
"Bold your choice." foi o último post escrito por Paula Maria, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 21st, 2009 às 23:55
Eu só penso que como Helena bateu em Luciana antes do acidente, foi impedida de ir no carro com mais seguranca pela própria Helena, e depois aconteceu o acidente, e Luciana nas condicões que está não poder nem revidar nada, acho normal na dor de mãe, ou de irmã, a mãe ir lá e revidar o tapa. Não entra na temática do acidente, mas foi uma agressão que Luciana sofreu antes de se acidentar.
Mas ainda vejo tudo como novela exageradamente católica.
"Para viver um grande amor – Fotolog" foi o último post escrito por Luciana, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 22nd, 2009 às 23:16
Não acho que ninguém tem que vingar ninguém. Achei o tapa desnecessário. Se Luciana tivesse ficado tão puta, revidaria o tapa na hora. Sei lá, não tem dessa pra mim de “dor de mãe” “dor de irmã”. ….
"Ironia não postar aqui." foi o último post escrito por Paula Maria, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 20th, 2009 às 02:34
Aff…
Comente esse comentário!
Wagner, desce do teu pedestal, ok? E aprenda a ter um pouco de empatia.
Comente esse comentário!
Denise, querida:
Gostaria de uma ajuda sua. Eu faço parte da Women For a Change NGO e estamos promovendo uma campanha mundial sobre a violência contra a mulher (A Safe World) . Faremos parte da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Caso você possa colaborar conosco difundindo aqui no seu blog algum material de nossa campanha, por favor, você pode deixar um recado no meu blog? é muito importante! Temos vídeo e tweets (português, espanhol, italiano e inglês) e site. Durante a campanha, poderemos, entre outros tópicos, levantarmos essa questão tão importante que você postou aqui.
Obrigada,
Beijos
"A SAFE WORLD FOR WOMEN" foi o último post escrito por Fer (Fernanda A.), em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 19th, 2009 às 01:47
caso mais alguém possa ajudar, pode me escrever no: fpa.sociologia@gmail.com
"A SAFE WORLD FOR WOMEN" foi o último post escrito por Fer (Fernanda A.), em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
Acho que não tem nada haver… se ela fosse branca ia passar batido.
Comente esse comentário!
nao posso ver o link porque meu computador nao tem saida de som (e arrisco dizer que essa cena seria melhor visualizada com o som), mas as fotos por si chocam. nao faço ideia de que novela seja essa porque nao tou morando no brasil (ja ficava por fora morando no brasil, imagine agora!), e nao faço muita questao de me manter informada sobre as novelas da globo, sabe… E, ALEM DE TUDO, quando vejo que as coisas nessa televisao continuam a mesma cretinice… ai, sabe… que desgosto! :/
"Construindo clichês" foi o último post escrito por luci, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
O mais bizarro é que a Helena aparece sempre com aquela cara de sofredora agora, como se tivesse culpa de tudo, mas a Luciana aparece deitada na maca cheia de rímel e maquiagem… Nao consigo entender!!
Comente esse comentário!
November 19th, 2009 às 04:03
kkkkk! Muito bom, Tatiana! Eu não consigo entender e nem dou conta. Manoel Carlos é especialista em clichê, preconceito e, sobretudo, personagens chatérrimos. Quem lembra da Sonia Braga se contorcendo uma novela inteira a pretexto de tai-chi? Aliás, Helena chata é redundância… E viva o mundo colorido e exótico de dona Glória Perez.
"Dia Mundial da Gentileza" foi o último post escrito por Micheliny, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 21st, 2009 às 12:13
Ahh, gente, poderia ser pior ! Poderia ser a Maitê !! =P
Comente esse comentário!
November 23rd, 2009 às 23:24
hahahaha … essa foi boa
Comente esse comentário!
Ontem o Bonitinho Ronnie Von comentou sobre essa polemica no programa dele…
Disse estar cansado desse tipo de polemica, do politicamente correto. E não vê nada de mais na cena. Que a cena trata não de uma negra ajoelhando nos pés de uma branca, mas sim de uma mulher se sentindo culpada pedindo perdão a uma mãe. (Eu faria o mesmo! Gente que situação!)
O convidado dele disse que talvez pode ter sido por conta da semana da conciencia negra que estamos. Acredita que a cena poderia ter ido ao ar em outra semana…
——————–
Concordo, e penso: “porque o negro não pode ser tratado igual a todos de outras raças? Pq tem que se ter um super cuidado? Pq um branco pode apanhar em uma cena, ajoelhar e pedir perdão e o negro não?”
Comente esse comentário!
November 19th, 2009 às 23:40
Carmel. Ninguém diz que um branco pode apanhar em uma cena, ficar de joelhos e pedir perdão. A questÃo não é essa. O problema é que o senso comum dominante quer imprimir naturalidade a uma cena que repetiu exatamente a estrutura de dominação do tempo da escravidão. E as reações que dizem que devemos aceitar uma cena dessas como normal fazem exatamente uso desse argumento, de que “se fôsse um branco” estaria tudo bem. Não estaria nada bem e em se tratando de uma pessoa negra, é pior ainda, pelos motivos que já apresentei. Seria o mesmo tipo de raciocínio a desqualificar a violência contra a mulher afinal “homem também sofre violência”, desconsiderando todo o histórico de opressão, sexismo e patriarcado no qual a sociedade ainda concretiza valores.
"Tapa na Cara" foi o último post escrito por Jukka, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 20th, 2009 às 00:05
Ronnie Von é uma das pessoas mais imbecis que já vi, quando abre a boca só solta merda. Vez ou outra li depoimentos dele recriminando homossexuais. Pior quando ele falou uma vez que não existiam lésbicas, e sim mulheres bissexuais.
"Odeio me sentir assim…" foi o último post escrito por Diego Hatake, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 20th, 2009 às 03:38
Caraca não sabia disso… vou me informar melhor!
Obrigada.
Mas tirando isso, sobre o comentário dele, como disse, eu concordei, e não por se tratar de Ronnie Von, pq concordei mesmo.
Mas ok! Respeito a opnião de vocês, e como disse o Mical “Todo negro que passou por humilhacões só pelo simples fato de ter nascido negro sabe o que estou dizendo.”
Pior que o Mical tem razão mesmo… tenho uma prima negra filha adotiva e ela ja mudou de escola 2 vezes por conta de não ser aceita! Um absurdo!
Eu tive minhas impressões referente a novela, a esta cena em especial, mas sei que na visão de um negro o buraco é mais embaixo mesmo. E entendo que a novela tem a importância de influenciar as pessoas…
Gente to em cima do muro! rsss
Penso que o negro poderia ser visto como igual a todas as raças, poder levar bofetada, poder ser empregado, abusado, chefe, milionario… normalmente sabe? Mas tbem sei que ainda é muito cedo pra isso acontecer…
As vezes quando alguem me pergunta de uma pessoa que é negra e eu respondo “ah sei quem é aquele moço negro né?” Vejo que algumas pessoas ficam com cara de raiva ou com medo… como se eu estivesse xinagando.. entendem?
Dai penso com isso “Se criamos esse tipo de polemica não estamos ainda mais assumindo um preconceito?”
Não sei se fui bem clara… mas é isso!
Gostei muito dessa discução, foi bastante esclarecedora!
Valeu Denise!
E realmente você tem razão a respeito da violência, mas novela e filme é assim mesmo, tem essas cenas da vida real, embora como disse, a novela por influenciar as pessoas poderia tomar mais cuidado!
Beijos a todas!
Comente esse comentário!
November 20th, 2009 às 09:43
Se a gente não põe em discussão certas práticas, elas ficam naturalizadas.
E NÃO podemos NUNCA dizer que é igualar a condição do negro ao branco se ele “não pode” se ajoelhar. Dizer que isso é preconceito é fechar os olhos pra tudo o que a nossa história produz e produziu acerca dos negros…
"Bold your choice." foi o último post escrito por Paula Maria, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 20th, 2009 às 20:16
A Mical. Sou mulher.
=)
Comente esse comentário!
November 20th, 2009 às 02:32
Em que cena você viu um branco se ajoelhando para um negro, pedindo perdão (e tomando uma “bela” de uma bofetada na cara)? Não acha isso emblemático?
Comente esse comentário!
November 20th, 2009 às 03:29
Realmente ajoelhando para um negro nunca vi mesmo
Comente esse comentário!
….kkkkkk
“tentativa desesperada do autor, através do personagem, de recuperar sua própria “virilidade”, coisa de gente que não sabe envelhecer.”
Tirando a parte engraçada, esse modo de mostrar super machista né…
Tenho a impressão que a novela do Manoel Carlos, além da Helena, tem sempre esses tipos de homens né. Rico, burguês, mas bon vivant e “intelectualizado”. Não sei se nessa novela é assim, pois não acompanho, mas tratando de clichês, a parte do intelecto sempre fica com o homem…
Deve ser o sonho de um segmento da sociedade, além de grana, ter este “pegada” e parecer “inteligente”….
Me lembra o Jô Soares…eu hein……:)
Bjo
Comente esse comentário!
A minha mãe ficou absurdamente enfurecida. Na verdade, a família toda. Preconceito disfarçado agora é a onda no Brasil…
Eu felizmente não vejo novela desde muito tempo, graças a Deus… E as do Manoel Carlos então, eu não faço questão mesmo de ver. Sinto pena da Taís Araujo ter aceitado a porcaria desse papel.
"Odeio me sentir assim…" foi o último post escrito por Diego Hatake, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
Não adianta mesmo dizer pra não ver novela, pois mesmo quem não se senta todos os dias em frente à TV às 9 da noite fica sabendo do que acontece lendo os jornais, as revistas, a internet ou conversando com os outros, quer queira quer não.
Caraca, vc pegou o MC na veia!
Comente esse comentário!
Olá Denise. Sou sua assídua seguidora desde os velhos tempos. Aqui e no Twitter tb, deixo de fazer comentários porque os publicados muitas vezes dizem o que penso. Ai só acompanho. Desta vez resolvi, vou falar!
Não parece que estamos vivendo épocas tão modernas e avançadas, tamanha tecnologia e informações à disposição e nós pobres mortais não damos um passo à frente.
“Preconceito e Hipocrísia” andam de mãos dadas sorridentes e felizes, um casal perfeito. Temos que engolir tantos e tantos sapos diáriamente e defendemos ferrenhamente casos como estes da novela citada. Mas, NADA MUDA, nada acontece. Diáriamente nos deparamos com casos e mais casos iguaisinhos, escrabosos, horrorosos, dificieis de aceitar.
Parece incrível para algumas pessoas fatos como estes acontecerem na novela, mas…e na vida real? Aí sim. EU tenho visto e participado de muitos preconceitos porque me dispus a oferecer-me como Empregada Doméstica ou Babá (veja meu blog) Devido à idade já não sirvo mais para empresas onde já tive outra profissão. Tenho sentido na pele o que fazem com seus empregados os tais “Donos de Engenhos” atuais. As “Patroinhas Modernas” que não querem mais nada com suas responsabilidades, só querem “escravinhas” pelo belo prazer de dizer que “Tô Pagando”. Só eu sei e vivencio, esta é a cruel realidade. Não vou generalizar, mas que é a maioria, isto é.
Continuo otimista por necessidade, sei que apesar das dificuldades, vou me dar ao “luxo” de escolher onde trabalhar.
Estou selecionando patrões, pode? rsrsrsrs.
Mas… Minha querida, vivemos a realidade da vida. Viva o meu Brasil Varonil. Bjusss, e obrigada pelo espaço onde aprendo muito.
"" foi o último post escrito por Vera Lucia, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
Mandou muito bem, Denise. Como sempre!
Comente esse comentário!
Uma novela cheida de “conceitos morais” que, alpem de ultrapassados ferem a dignidade humana. Afilha mimada é feio, mas os pais que a fizeram ser um ser que se julga superior e trata o restante da humanidade como serviçais, esse tem o direito de “defender” a filha da suposta culpa de sua madratraqua que não “cuidou” dela? Pera lá! Uma mulher que fez um aborto por não estar em um momento de sua vida onde um filho poderia receber a atenção e acarinho necessarios é criminosa e passa os dias(capitulos) chorando pela escolha , que na época poderia ter sido a unica/melhor opção. Essa é uma novela cheia de absurdos, e que infelizmente estarão na boca do povo e sendo discutidos como opções devida e atitudes justificaveis.
Pra mim o maior problema não é a novela e seu autor, e sim a falta de outros programas que estimulem o senso critico da população que só tem acesso a TV aberta.
Sou a favor da escolha da mulher. Sou contra adultos infantilizados que vivem em bolhas humilhando aos demais.
Sou contra a exclusão de uma progração diversificada de qualidade da TV aberta no Brasil!
Acho que já falei D+ rsrs
Denise, adoro seus post, e faço de suas palavras minhas!
"O que é Pin Up??" foi o último post escrito por Amanda, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
Denise, bacana suas opniões a respeito.
Realmente a violência não é bacana não, estamos mesmo em um lugar bem violento (Brasil), e penso que mesmo sendo cenas da vida real deveriam tomar mais cuidado mesmo…
A novela tem um poder imenso… hare baba! … rs
Comente esse comentário!
Denise só uma coisa… quando você diz: “Chato para quem Cara Palida?”
Você não está querendo dizer que os índios são ignorantes não né?
O preconceito contra os indios existe e tão feio quanto qualquer outro preconceito, em algumas regiões é menor que o preconceito contra os negros, apenas isso.
É um preconceito menos discutido… Os descendentes indigenas não tem uma lei que os proteja de declarações e ofensas… infelizmente, ou felizmente, baseado nos meus comentários talvez isso reforsasse ainda mais a discriminacao.
Sim sou indigena… miinha avó veio do amazonas pequena e se casou com um negro, teve uma filha meio india meio negra, que é minha mãe, que se casou com um alemão e eu nasci cara de india, corpo de negra e pele morena clara…
Se você tivesse usado a frase: “Chato para quem Negro?”
Ia chover xingamentos aqui…
Comente esse comentário!
November 20th, 2009 às 06:42
Não entendi, Carmel… “cara pálida” é o homem branco, não índios. Por isso, escrevi isso. Geralmente, quem acha que o mundo fica chato com o “politicamente correto” é homem, hetero e branco, que já tem todos privilégios (com exceções, claro). Aliás, eu vivo escrevendo sobre os preconceitos contra indígenas, tanto aqui no blog, como no Twitter. Não só escrevo sobre o preconceito como sobre as dificuldades que sofrem na área de saúde, na invasão de suas terras etc.
Comente esse comentário!
Clap, clap, clap, clap!!! Parabéns, Denise, concordo absolutamente com tudo que vc colocou. Aliás, eu acho o fim essa tática de querer “salvar” a audiência de uma novela “surrando” algum personagem seja ele vilão ou protagonista. É a afirmação da violência. Faz muito tempo que eu deixei de assistir novela das 21h, principalmente pq tenho três filhos pequenos e prefiro dedicar-me a eles e, assim, evito deles assitirem algo que não é nada apropriado. Acho uma tristeza ver crianças na pré-escola imitando ou comentando a novela.
Comente esse comentário!
Bato palmas mais uma vez para seu post Denise.
"its_reis: Delicadeza pouca é bobagem! http://migre.me/c23G" foi o último post escrito por Italo, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
Adorei.
"" foi o último post escrito por André Gonçalves, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
Palmas!
Ótimo post-concordo com tudo que disse, e tb já disse aqui em casa q o MC está velho e compensa no garanhão ridículo q engravida a todas.
Novela péssima.
Aliás, todas as novelas da Globo têm sido péssimas.
Onde estão as pessoas que sabem escrever?
É triste e patético.
Já comentei sobre esta novela no Twitter-lamentável perder grana e tempo c esta merda.
bj Laura
Vou divulgar seu post.
"A beleza em "Morte em Veneza"" foi o último post escrito por Laura Diz, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
olha só: a Dora é vilã. não sei de onde tiraram isso. só porque ela é mais “libertária”, quando tem desejos, transa. se envolveu mesmo com o cara, nem sabia se era casado.
o casado que ficou com ela… (ou seja, ele sabia que é casado! hehe) é o mocinho da história!
o marido da Helena, tudo bem que teve o choque de ver a filha paralisada, foi um grosseirão com ela. mal tem expressões faciais quando a vê ou fala com ela. não lhe ofereceu apoio, etc. e agora, que já passou o susto com a filha, poderia considerar que a esposa não foi culpada pelo acidente, afinal, ela não sabia que o ônibus iria se acidentar, né!!!
mas, não, ele continua a agir como um alienado…
além de tudo isso, os textos da novela são muito machistas!
Comente esse comentário!
Este sonso (ops!) senhor Manuel Carlos tem algum blog ou coisa que o valha para a gente reclamar? Eu lembro do personagem da Daniele Vinits que transava, que fez um aborto do imbecil (ela era empregada domestica do imbecil) da Casa Grande e sofreu o cacete na novela. Mais machista impossivel! Mais misogino impossivel!!
Comente esse comentário!
De, eu concordo contigo.
Há anos não vejo, nem acompanho as novelas brasileiras. Vejo aqui ou ali um comentário, e as vezes qdo você coloca uma cena dessas.
Quase não consigo terminar de ver os 10min angustiantes dessa cena. Fiquei aqui pensando em como MC conseguiu colocar aborto, racismo, mediocridade, o estigma branco e negro e por aí vai em 10min. Tipo, “pronto, tá aí a polêmica, agora é com vocês”…. Pq a negra só conseguiu o sucesso fazendo o aborto! Jesus!
Que a gente fale, sim! Que seja divulgado, sim! A gente não pode take it for granted, precisamos mesmo debater e ler as letrinhas minusculas, não é possível que isso possa continuar do mesmo jeito, desde a Xica da Silva até o ano de 2010.
Revoltante e as vezes assustador!
Um cheiro
Lu
PS: Estou lendo a Autobriografia da Angela Davis, ela viu e viveu esse preconceito nojento na pele, e isso foi entre os anos 60 e 70. Hoje em 2009 podemos ver na televisão e muita gente aplaude.
A luta continua querida!
"— Summer time" foi o último post escrito por Luci, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
[...] generalizado ao discutir e criticar uma cena de novela (plimplim) marcantemente [...]
Eu vejo e gosto de novela, em especial, do Gilberto Braga. O Manoel Carlos do Leblon erra sempre e erra muito. Escrevi sobre isso em relação a última novela dele e sobre sua “pedagogia da porrada”: sempre, seeeempre aparece uma “porrada educativa”(!!!) em suas tramas.
Daniel diz que eu o assisto porque não resisto a minha dose de “soma” diária..hahahah
Enfim: achei interesante colocar as falas no final e discutir a questão do acidente, da tetraplegia…mas isso é feito em um mar de equívocos.:
1) o primeiro encontro entre os personagens Dora e Marcos: uma trepadinha feliz e …sem camisinha. Sem camisinha, no horário nobre, sério?
2) tentativa patética de corrigir a cena anterior, não colou.
3) a superficialidade com que trata os relacionamentos. Uma coisa é admitir que alguns relacionamentos são superficiais e cheios de traição…outra é dizer que todos são assim.
4) zé mayer. Gente, Zé mayer….o personagem dele é o estereótipo cafona do novo rico comedor. avemaria.
5) mesmo sabendo do grave acidente da filha do amigo, o personagem Gustavo entra em casa e vai assediar a empregada. Além da frieza ( dane-se se a filha do outro estava ferrada), mostra de forma divertidinhaaa(!!!!!!!) um problema sério enfrentado por domésticas da classe média: o assédio dos patrões.
Note que esse tema já apareceu em outra novela, de forma tb, engraçadinha…
6) A fala machista de parte das personagens femininas ” agora as mulheres querem direitos iguais, viu no que deu? agora ninguem mais ‘cuida” das mulheres” e por ai abaixo.
Tá bom pra vc?
E ele ganha grana com isso…tá tudo errado mesmo.
Comente esse comentário!
November 21st, 2009 às 04:36
4) zé mayer. Gente, Zé mayer….o personagem dele é o estereótipo cafona do novo rico comedor. avemaria. – Deve ser o personagem 1.000.000 dele. Não mudam o disco. É sempre o mesmo tipo de personagem.
3) a superficialidade com que trata os relacionamentos. Uma coisa é admitir que alguns relacionamentos são superficiais e cheios de traição…outra é dizer que todos são assim. – Detesto novela em que o casal protagonista se conhece em um capítulo, se apaixonam, a vilã e/ou vilão já aparece aprontando e a choradeira já começa aí. Talvez por isto minha novela favorita é uma venezuelana em que o casal principal só começa a namorar depois 4 meses.
"Foi ou não racista? Deve ou não mostrar? Se mostra, o autor é racista?" foi o último post escrito por Luciana, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 24th, 2009 às 18:45
Eu fico com bastante nojo de certas coisas:
a) O Gustavo que acedia a empregada gostosa (e disponível);
b) A empregada negra da Ingrid é burra (chama as clientes de “freguesa”) e é atrapalhada;
c) Os homens sao canalhas;
d) Os homens pobres sao feios e grosseiros (veja o caseiro do Marcos)
e) Muitas vezes as familias pobres sao negras e/ou com traços nordestinos;
f) O traficante namoradinho da Sandrinha é negro, a mãe solteira é negra, a “Helena-martir-abortadora-pecadora” é negra;
g) Aquelas meninas ricas 500% inuteis: vao para faculdades inuteis, de salto alto dentro de casa (Isabel) e nao fazem porra nenhuma da vida.
Agora, ver o Zé Mayer com o pegador… meu Deus… o José Mayer virou meta-josé mayer. Já não é ele, mas ele virou um personagem dele mesmo.
Comente esse comentário!
Bem nao da pra comentar ao certo o que aconteceu e a bofetada que a atriz acabou levando…porém eu fiquei chateada ao chegar a minha casa depois da faculdade e encontrar a minha mae nervosa e chorosa depois de assistir a cena e com raiva de tanta escravidao..A falta de criatividade existe sim, todas Helenas do Escritor Manoel Carlos, sofrem no seu papel, seria possivel diminuir tanta grosseria….
Gente do mundao, que tenho a plena certeza de que vai ler o meu comentario, besta e mais besta ainda e uma novela que nao leva nem um brasileiro a lugar algum..falta tudo nela e uma repeticao atoa…leio livros de todas as formas de gibis a congressos, literaturas e tenho pra dizer que é somente uma copia da outra bosta de copia de ideias furadas de outro ator….
Se alguem que escreve e ler o que eu escrevi, fale o contrario por favor..todas novelas terminam do mesmo jeito…
a helena vai acabar salvando a vida da outra atriz que ta tetraplégica no momento e depois fica tudo de boa e no final todo mundo casa tem filhos e ficam felizes pra sempre e to muito mais burra depois de perder o meu tempo vendo aquilo lah pra poder escrever aqui….maristela..
Comente esse comentário!
November 21st, 2009 às 09:46
Oi, Maristela,
concordo com vc no que essas novelas sao sempre a repeticao besta! Eu tambem me sinto meio burra pensando no quanto ja assisti de novela. Mas essa nao ta dando para assistir nao.
Adorei a parte do post da Denise dizendo que o Manoel Carlos ta querendo afirmar sua sexualidade e juventude no personagem pseudo garanhao do Ze Mayer. Seria comico se nao fosse tragico.
A maioria das pessoas que dao audiencia a esta novela nao percebem a representacao social da tv no cotidiano. E das imagens em geral…o tapa na Helena foi um tapa em todos os negros e negras brasileiras. Isso nao e’ exagero nao.
Comente esse comentário!
November 21st, 2009 às 12:05
Não entendo isso de pessoas com o nível intelectual das que passam por aqui assistirem a essas novelinhas merreca brasileiras. Desculpem-me, mas não entendo isso. Recentemente o canal francês TV5Monde deu um documentário sobre o Brasil, mostrando o comportamento social das diferentes classes sociais do Brasil – às 21 horas o ex-deputado baiano, então Juiz de Direito em Salvador, BA, confortavelmente instalado vendo a novela da Globo e lá do outro do Brasil, na Grande São Paulo, uma faxineira pernambucana vendo a mesma novela. A paulistana, patroa da faxineira, também vendo a mesma novela porque na hora da ‘novela das oito’ não há distinção entre classe social no Brasil – todas se igualam… no baixo.
Comente esse comentário!
November 21st, 2009 às 21:49
Qual o problemas de pessoas intelectuais assistirem a novelas? Ou você acha que pessoas críticas devem ler somente livros, discutir política e blá blá blá? Novela é um costume do brasileiro sim, assim como os seriados são para os americanos. Não é porque uma pessoa assiste novela que o “nível intelectual” é menor, mas também não devemos engolir tudo o que vemos, ou não estaríamos aqui dando a nossa opnião sobre o assunto.
Comente esse comentário!
November 22nd, 2009 às 03:53
Respondendo à sua pergunta, é um problema sério da idiossincrasia intelectual do brasileiro … e isso eu não entendo (como é que essas pessoas assistem… etc. etc.) Qto aos seriados americanos, o povo americano todo não pára pra assistir um determinado seriado… No Brasil, às 21 horas no que se refere à novela da Globo. Quem tem senso crítico e sabe criticar JÁ sabe como são as novelas da Globo e eu não entendo o porquê dessas pessoas insistirem em assistir a tal lixo… é isso. Como eu disse, se igualam… no baixo. E essa necessidade em fazer comparação com a sociedade americana acho que tb faz parte do apego às novelas da Globo… rs…
Comente esse comentário!
November 23rd, 2009 às 07:37
Novela é cultura sim, e qual o problema de “nivelar por baixo”, eu nunca quis ser mais do que ninguém, minha avó nunca estudou, adora novela (e achou um absurdo aquela cena, e não tem gostado da novela) e é muito, mas muito sábia, inteligente. E não vejo problema nenhum em compara com a cultura do EUA, são pessoas como eu e você, assim como o chinês, japonês e europeu, somos todos iguais, não somos melhores nem piores que ninguém. E eu adoro quando debatemos (como estamos fazendo aqui) sobre os mais variados assuntos, e que seja através de um novela, seriado, pauta de noticiário, é a nossa realidade.
Comente esse comentário!
November 24th, 2009 às 18:52
Lisa,
Eu tb ja refleti muito sobre essa idiossincrasia. Mas te digo uma coisa: um intelectual que assiste uma novela… ou… OK… não precisa ser intelectual… mas uma pessoa que tenha instrumentos críticos. Bom, quem tem base crítica pode amar, achar uma porcaria, ser viciado em novela ou não, mas aquilo ali não vai mudar a nossa vida para melhor ou pior.
E apesar de ser um produto de baixa qualidade, novela brasileira faz parte da nossa cultura. Não quero dizer que tudo que faz parte da nossa cultura seja bom, mas todos nós crescemos com as novelas.
O que me preocupa mais nessas novelas são pessoas que não tem nem meios, nem conhecimentos para achar que aquilo ali está errado. Se alguma coisa está fora da ordem.
Comente esse comentário!
November 25th, 2009 às 06:41
Luciana (Roma), lendo os comentário compreendo claramente o porquê de tanta divergência nas opiniões… a cena apresenta simbologia não interpretada igualmente por todos… e simbologia pode sim ter diferentes significados.
Uma vez, tive a oportunidade de assistir a uma entrevista de um famoso escritor americano falando sobre uma determinada obra… leitores participavam do bate-papo e o escritor ficou surpreso com a interpretação que ouviu dos que leram seu livro… ele disse que aquilo nunca lhe ocorreu, mas estva contente por ouvir uma gama tão variada de interpretação. O mesmo se deu quado, há mais de 10 anos, assisti a uma entrevista do autor de O Leitor… ele se surpreendeu muito com os comentários dos leitores. John Lennon disse numa entrevista (eu assisti ele falando o que estou comentando) como foi que ele se inspirou para escrever Lucy in the Sky with Diamonds… e qdo a imprensa publicou as letras LSD escondidas na letra, Lennon, o próprio autor, teve de reler a música… pq ele nem se tinha dado conta do tal código enrustido na letra da música.
Bem, sobre o assunto do post, atrizes e atores negros brasileiros não deveriam aceitar cenas expondo-os no que pode ser interpretado como racismo e ponto final. Negros e negras, brancos e brancas deveriam ter papel sem implicar em racismo. E as donas-de-casa das novelas deveriam tratar bem as empregadas, uma vez que a novela é parte intrínsica da cultura brasileira, o jeito é educar. Se a novela mostra assim ou assado, o povo passa a comportar-se assim ou assado.
Comente esse comentário!
agora não posso escrever mais, BUT

I LOVE you!!!
concordo com todos os comentários teus.
"Conclusivo" foi o último post escrito por bianca Scliar, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
E médica racista no aeroporto dando chilique? Aquilo foi de doer e ainda teve gente achando que ela fez certo por as cias aéreas ferram os passageiros. Anac serve foi criada para enfeite? Infelizmente quando no mundo real continuar existindo racismo, haverá racismo na tela, seja no cinema, na novela, nos programas humurísticos.
"O racismo real é pior." foi o último post escrito por Luciana, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
Por que é que a GLOBO não muda o quadro de roteiristas?! Caramba, tá na hora de virar o disco, sangue novo.
Comente esse comentário!
Oi! Tô perdendo o debate? Não pode!
) Denise, eu comecei a ver porque sou noveleira, vc sabe, mas com tanta coisa acontecendo no meu cotidiano e uma tv cuja antena é doida, enfim, eu acabei desistindo e também porque a novela esta’ muito ruim na minha opinião; nem como entretenimento anda valendo e agora mais essa. Você sabe que eu muitas vezes critico algumas atitudes radicais do tal “politicamente correto”, mas ana’lises sempre devem ser bem-vindas.
Acho que desde o começo o autor escorregou e você não reparou nas excessivas cri’ticas à atriz Thais Araujo? Achei perseguição. Vi muito racismo na novela e fora, nas opiniões e agora com esta cena então, nem vi mas é bem ni’tido o “senhora de engenho” ai’.
Concordo bqstante quando voce diz que é um pouco por osmose que captamos o “status noveli’stico do Brasil” e também não é apenas uma questão de desligar o aparelho e se acostumar. Qual é o problema deles, os autores começarem a mudar também? Fica sempre aquela coisa do “quem veio primeiro; o ovo ou a galinha; o povo é burro por conta das novelas ou as novelas são assim porque o povo é assim?”
Comente esse comentário!
Qchei interessante e hila’rio tua ana’lise a respeito do garanhão ser o alter-ego do autor. Ahahaha! Bem capaz. é um resgate Peter pan, mas temos sempre que nos lembrar que todo gatão da meia idade e terceira tem todo direito de ainda querer transar, ter ga’s para tal, gostar de sexo e trocar uma de 50 por uma de 30, 25, enfim e o contrario idem e para a mulher idem; não sejamos preconceituosos nessa parte!
Evidente que rola um exagero em colocar o José Mayer como o “pega geral” o tempo inteiro e aquele advogado dele também, mas ha’ de se respeitar a vontade, a libido! Se todo mundo ficar satisfeito e não houver crime e sacanagem, falta de ética, acho que todos estão bem e felizes.
Comente esse comentário!
November 21st, 2009 às 09:05
Gi, nada contra sexo em qualquer quantidade e seja lá com quem for. Sem dúvida as pessoas mais velhas podem ser muito boas de cama, até melhores que garotos, mas quando se repete again and again and again que o cara é um garanhão, tem alguma coisa errada aí. É patético.
Comente esse comentário!
Já que não sei nada da tal novela (não pego a Globo), fui pesquisar na Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Viver_a_Vida_(telenovela)
Bastou ler as primeiras linhas da sinopse pra sacar que o autor, Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, se inspirou em Naomi Campbell, a famosa super-model negra, inglesa, dada a esbofetear e tacar telefone em suas subalternas, além de outros atos violentos. Aguardem que vem mais, muito mais… basta pesquisarem as aprontadas da Naomi Campbell…
Comente esse comentário!
November 21st, 2009 às 22:00
Lisa, a história não tem nada a ver com a Naomi, a modelo negra é o oposto da inglesa =)
Comente esse comentário!
November 22nd, 2009 às 04:14
Denise, eu quis dizer que a inspiração para a tal cena veio dos episódios da Naomi Campbell, modelo negra inglesa, dada a tais ataques e xiliques. Não importa se Helena é ou não assim ou assado… o que conta é o tema que envolve a ação da cena… uma mulher negra, de poder, dando uma botefada na cara de outra, sua subalterna. Na foto aqui no blog a mulher em pé, que dá a botefada, é negra… o tema da novela tem a ver com a profissão de Naomi. Mesmo pq Naomi Campbell boicotou muito Tyra Banks qdo esta, em começo de carreira, ia desfilar na Europa… uma negra famosa boicotando outra negra em caminho da ascenção… Isso foi parte de uma conversa entre as duas num programa da TV americana e Naomi mais ou menos explicando a gênesis da violência repentina que a acomete … e continua…
Comente esse comentário!
November 22nd, 2009 às 04:35
Lilian Cabral negra?????????????? Luciana subalterna de Helena????????????????
"Tuka Raphaela, PARABÉNS!!!!!" foi o último post escrito por Luciana, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 23rd, 2009 às 13:41
Luciana, ai que coisa…. na sua tela a atriz em pé…. ela aparece branca? Eu a vejo na mesma cor de pele da outra atriz. Tomei a cena como sendo uma negra de alto poder aquisitivo dando uma bofetada em outra negra, sua subalterna. Isso tudo pq não sabia nada da novela… e comentei baseada nos dados do post e da foto como a vejo na minha telinha. Sinto muito pelo mal entendido… tá provado que não caibo em comentário do post em questão. Agora vou lá visitar seu cantinho. Arriverdeci ragazza.
Comente esse comentário!
November 21st, 2009 às 22:51
Este perfil é do personagem da Taís em Duas Caras, inclusive estava com visual parecido.
Comente esse comentário!
Desde quando uma pessoa negra tem que carregar a bandeira dos negros???
A gente vem pra Terra é pra ser feliz e nao pra carregar ideologia.
Vc é tao classe media quantoa Helena e Tereza da novela.
Onde ja se viu, mulher ter dinheiro pra morar na Suecia e Coreia do Sul.
Tudo inveja sua.
Comente esse comentário!
November 22nd, 2009 às 00:37
Ai, ai. Pensei que já tivesse lido de tudo de ruim.
"Tuka Raphaela, PARABÉNS!!!!!" foi o último post escrito por Luciana, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
November 22nd, 2009 às 01:56
Que horror
Comente esse comentário!
November 22nd, 2009 às 04:38
Hahahaha é cada mala que aparece por aqui. Só rindo, mesmo. Pense num comentário completamente sem sentido…
Comente esse comentário!
November 22nd, 2009 às 05:03
asnalfa, não me parece em nada que seja inveja da Denise. Absolutamente nada.
Ocorre que no Brasil os negros são tremendamente divididos. Para a sociedade brasileira, ser negro é ter a pele negra… porém, dada a miscigenação, a pessoa pode até ter a pele clara ou branca, mas o que determina se a pessoa é negra são os traços fisionômicos, textura do cabelo… Mariah Carey se diz negra e tem traços da raça negra. Ela é mestiça de um homem negro com uma mulher branca, loira. Uma mariah carey brasileira não se diria negra… no Brasil nem Sônia Braga é negra. Alice Braga, sobrinha de Sônia Braga, tb não é negra no Brasil. Caetano Veloso, Maria Betânia e Gal Costa nunca se identificaram publicamente com seus ancestrais negros. Halle Berry tem a mesma mistura de Mariah Carey, porém Halle nasceu com a pele escura. Teve uma filha com um loiro canadense e escolheu um nome africano para a filhinha… e faz questão de destacar isso (eu vi a entrevista dela na TV indo a fundo sobre o nome da menina).
No Brasil os descendentes de negros se dividem entre si qdo ocorre a subida na escala sôcio-econômica pela fama via esporte ou artes ou seja pelo desenvolvimento intelectual. No Brasil tanto a Denise qto sua filha Bia não são tidas como negras e, mais ainda, Denise já mencionou no blog que tem ‘a pele bem clarinha’, muito mãe e filha tenham visíveis traços fisionômicos de ancestraisi da raça negra.
- E disso eu entendo pois meu pai é filho de europeu branco, loiro de olhos azuis, com uma índia. Como meu pai não saiu à mãe, ele nunca se identificou com a origem materna, creio que pelas dores que enfrentou na infância e adolescência… assunto não comentado com os filhos, mas há verdades que não há como esconder a vida toda. Meu pai teve sim irmãs com traços de índios.
Para que a mentalidade brasileira avance e se desenvolva no assunto do post, se faz necessário que pessoas brasileiras como as que citei (e tantas outras afins e famosas) se envolvam na causa que tanto fere e denigre parte da população brasileira. Há alguns anos houve uma novela brasileira chamada ‘Da Cor do Pecado’… a protagonista? Uma linda atriz negra. Nada contra o enredo da novela… mas o título !!!! Ela, a atriz protagonista, poderia ter exigido a troca do título da novela, pois tanto o titulo qto a atriz estavam perpetuando o preconceito contra a cor de pele negra entre os brasileiros (vi parte da novela em 2008, via TV portuguesa, nos EUA).
Comente esse comentário!
November 22nd, 2009 às 05:36
Eu concordo com partes do que você diz (aliás, eu ainda naõ entendi de que essa mala “asnalfa” diz que eu tenho inveja!), o problema é que eu acho que você continua sem entender a discussão por não conhecer a novela, Lilia Cabral não é negra. De jeito nenhum, nem com o conceito afro dos americanos.
Eu certamente tenho negros em minha família, como todo mundo, mas ninguém que eu conheça nas últimas quatro gerações, então, seria forçar a barra me assumir como afro-brasileira, coisa de que eu me orgulharia muito. Agora, tem muita história de antepassados índígenas, que eu acho super bacana =)
Eu fui muito branquinha, nas últimas duas décadas, por medo de sol, agora, estou fazendo o maior esforço pra ficar pretinha, pegando bastante sol (ainda que somente das 4 às 9) e “chutando o pau da barraca”. Minha cor está linda, modéstia à parte.
Já a família do meu ex marido é claramente árabe (com muitos negros, óbvio), de onde Bia puxou os traços dela, que ela adora, diga-se de passagem.
Comente esse comentário!
November 22nd, 2009 às 08:41
Lília Cabral… mas na foto, lá em cima junto ao post, ela aparece negra… então foi jogo de luzes… eu disse aparece e não disse parece. De qq forma, não sei da novela… mas espero que minha participação nos comentários possa ter gerado algo de que se aproveite… rs… rs…. e vou acrescentar um comentário pertinente… tem a ver com o grande atoraço Sidney Poitier.
No começo de sua carreira, qdo ele passava por uma situação lascada… precisando desesperadamente de dinheiro pro aluguel, a mulher grávida e às vésperas de dar à luz (primeiro casamento), foi-lhe oferido o papel de detetive no filme “In the Heat of the Night”. Há uma cena em que, durante a investigação de um crime, um delegado branco e um detetive negro discutem. O delegado dá uma bofetada no detetive. Sidney Poitier disse que aceitaria o papel com uma condição sine-qua-non: que ele revidasse a bofetada. Isso para a década dos 50 ou 60 era um escândalo e o estúdio não queria ceder à exigência de Poitier. Poitier não arredou pé. O filme foi como ele quis… e que delícia ver aquela bofetada (no caso específico, expressando a dignidade de um negro) que o delegado tomou como troco! Não sei o título do filme em português, mas acredito que haja em DVD.
O dia em que atrizes negras brasileiras se recusarem a interpretar papéis que insistentemente as colocam em condição indigna, os manuel carlos da TV brasileira vão ter de apresentar roteiros no mínimo inteligentes e, em contrapartida, tomando em conta a condição humana.
Qto. a cor de pele e características físicas e fisionômicas… falar sobre etnia pode ser delicado e contraditório. E continuará sendo contraditório enqto as pessoas mentirem para si mesmas… a mentira tem um preço… e algumas vezes a verdade tem um preço até mais alto, porém a verdade liberta. “Libertas que sera tamem… se 10 vidas eu tivesse, 10 vidas eu daria.” –Tiradentes
Comente esse comentário!
Foi preciso uma atriz negra, vestida com estopas e cabelo ridículo ser agredida de joelho, para se chegar nesta conclusão:
Manoel Carlos e a Globo são racistas? Perceberam que o núcleo pobre da novela, está em Búzios? Ou seja, Búzios é favela para o autor, onde estão os restantes dos negros da novelas, que lógico não podem morar no Leblon( bairro de branco, na idéia de MC).
Não estamos questionando o tapa, isso é completamente normal em novelas.A questão aqui é o fato dela tomar o tapa na cara de joelhos, com roupas farroupilhas e na SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!!Foi uma afronta da rede Globo.
Vc já viu alguma atriz branca apanhar de joelhos?Até mesmo quando Helena bateu em Luciana elas estavam cara a cara, me poupe o exagero, só faltou o chicote e o cuspe na cara.
Mas para MC viver a vida é isso: morar no Leblon, passar a lua-de-mel em Paris, ter um barraco em Búzios e lógica humilhar os negros.
Comente esse comentário!
November 22nd, 2009 às 20:54
Lara, não cheguei a comentar mas também achei o fim as roupas “estopa” e o cabelo preso, tudo para compor um visual bem “escrava” mesmo (visual que eu digo é baseado no acervo histórico que se tem das escravas negras e nunca vi NENHUMA com cabelos longos – cabeleira sempre foi um indicador claro para as mulheres da elite branca-da-casa-grande). A questão do poder do cabelo mereceria uma discussão à parte. Quanto a cena da Tais, assisti a duas cenas dela – a cena do tapa (linkhttp://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1160772-7822-TEREZA+DA+UMA+BOFETADA+EM+HELENA,00.html) e a cena em que ela chega na casa de Teresa, qdo esta se muda (link http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1139736-7822-HELENA+ENTRA+NA+CASA+DE+MARCOS+E+ENCONTRA+TEREZA,00.html). Os enquadramentos são muito semelhantes e através deles foi possível constatar que aTais é realmente uma ótima atriz (a Lilia tb é ótima). O que mais chama a atenção, se compararmos as cenas, mas a questão cabelos e roupas faz todo sentido – ou alguém consegue imaginar uma Teresa estapeado uma Helena de cabelos solto, em trajes e pé de igualdade. Exagero nenhum, Lara, pois o chicote, a cuspida e o tronco estavam ali no imaginário. Não viu quem não quis.
Abraço!
"Lições de Ricão!" foi o último post escrito por Jukka, em seu blog, vamos lá dar uma olhada?
Comente esse comentário!
A verdade é que achei desprezivel essa cena da novela!! Isso e opuro Brasil, mediocre, ignorante, que ainda acha que ser dono de olhos azuis faz alguem ser melhor do que outro. Coitados!!!! A unica coisa que posso pensar do meu pais, coitados!!!!!!! Nao sou negra na pele mas tenho ancestral negro como 99 por cento dessa gente daqui, nao me enquadro nos grupos afro descendente, sou gente, que pensa, que age, que faço parte de uma naçao pobre de valores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Comente esse comentário!
Já virou lugar-comum mulher batendo em mulher nas novelas, né? Até na novela das sete ou das seis outro dia tava a Flávia Alessandra batendo na outra lá que eu não sei o nome! Já está ficando algo sádico.
Comente esse comentário!
ESTOU ABISMADA COM ESSA NOVELA, A PROTAGONISTA( HELENA), TORNO-SE UM MONSTRO! ENQUANTO A INSUPORTÁVEL DA LUCIANA COM AQUELA BOCARRA HORROROSA SE TRANSFORMOU EM UMA PESSOA FRAGIL E VITIMIZADA. FAZENDO UMA RETROSPECTIVA DAS OUTRAS HELENAS, TODAS ERAM SINONIMOS DE MULHERES FORTES E BOAZINHAS, AGORA COMO SE TRATA DE UMA HELENA NEGRA,OS PAPEIS SE INVERTERAM, HELENA NÃO PASSA DE UMA MUCAMBA, COM AQUELE CABELO MEDONHO, COM A CARA SUJA E TRISTE, ENQUANTO TERESA E LUCIANA LIDERAM A AUDIÊNCIA COM MAIS CENAS E FALAS!GOSTARIA DE TER A OPORTUNIDADE DE FALAR COM MANOEL CARLOS, PRA FAZER ELE ENGOLIR ESTE PRECONCEITO QUE ELE TEM CONTRA OS POBRES E NEGROS! PRA QUEM NÃO REPAROU, O NUCLEO NEGRO DA NOVELA É UM DESASTRE, É A IRMÃ DE HELENA QUE É LOUCXA POR UM MARGINAL( QUE POR SINAL TAMBÉM É NEGRO) A MÃE CASADA COM UM ENCOSTADO E HELENA….PREFIRO NÃO COMENTAR!!
Comente esse comentário!
November 24th, 2009 às 05:11
Lua, interessante como vc cita preconceito e não entanto refere-se ao cabelo (natural) da Tais Araujo como “medonho”… eu ja acho lindo o cabelo dela…
Imagino que pelo momento que a personagem esta vivendo não há tempo nem “cabeça” para maquiagem… seria no minimo extranho alguem sentido-se tão extrememente culpada (independente de se é coisa de religiao ou nao, ela se sente assim) ter disposicao para se arrumar, ainda mais com enjoos de gravidez… Fosse diferente iriam certamente criticar q onde já se viu alguem nessa situacao vestida e arrumada para festa…
Comente esse comentário!
Gente, que drama essa historia ai de que a helena foi para o tronco!!!
Qual é pessoal(interroga) tudo de ruim que acontece com um negro numa novela agora vcs acham que eh racismo!
A vestimenta, o penteado, a maquiagem, quis mostrar que ela estava realmente sofrendo e muito com aquela situaçao, pois ela esta se culpando pelo acidente.
Se a tais araujo estivesse fazendo a personagem Luciana, ai vcs diriam que só porque a atriz é negra ela não é uma modelo de sucesso internacional, e depois da bofetada que a helena deu na Luciana,nem se fala!!!
Vcs estão racistas demais mesmo!!!
Parem com isso!!! Esta dando até nojo essa depressão suas!
Voces é que estão sendo racistas!
Comente esse comentário!
Os estafermos da Classe Dominante, apenas divulgam o que esta Classe pretende que a mulher seja. Elas só têm de seguir o figurino e o “script”.
Comente esse comentário!
Até que enfim li alguém comentando essa cena absurda. Eu nem assisto novela (dou aulas à noite) mas como estou em licença-prêmio comecei a assistir essa… que lástima, tanta coisa boa para se ver no mesmo horário na sky… Bem, nesse dia em particular meu marido também estava assistindo e eu ouvi dele o seguinte comentário: nossa, precisava tudo isso, exagerou! Depois outro dia ele fez outro comentário sensato: ninguém aí na novela menciona a barbeiragem do motorista! Bingo… A culpa é só da negra-que-se-deu-bem coitada… O motorista que abaixou para pegar não sei o que e tombou um ônibus para não atropelar umas ovelhinhas ninguém fala. Ô novelinha sem-graça, vou continuar assistindo só para criticar…
Comente esse comentário!
acho que o assunto já foi bastante explorado, então vamos a um momento relax http://www.youtube.com/watch?v=cs1j-iZc34g
O YouTube é em inglês sem legenda… na Dinamarca 70% dos motoristas não respeitam o limite de velocidade, então as moças do vídeo foram treinadas para segurar placas indicando o limite de velocidade… ai ai ai se a moda pega….
Comente esse comentário!
[...] e intransigente, estampado em capas de jornais como no caso de Geyse Arruda, escondido nos casos de abortos clandestinos que levam mulheres a serem chamadas de criminosas, implícito nas novelas em que os homens têm [...]
Denise, Primeiro parabéns mais uma vez por provocar uma discurssão assim. Sou o que no Brasil chamamos de totalmente azarado. Sou negro, gay e venho de uma família humilde e que hoje graças a Deus as custas de muito trabalho pode ser considerada classe média no Brasil. Tive recentemente a oportunidade de sair do Brasil a passeio e estive em vários países. Ao invés de apenas ficar deslumbrado com as belezas dos lugares optei por observar os pensamentos, conversar com as pessoas e entender a cultura dos países por onde passei. E percebi o quanto a mentalidade brasileira é limitada.. Como somos influenciados pela mídia.. alias pela Globo… é uma coisa absurda.. As perseguições que sofremos aqui. O ritmo de vida Europeu me impressionou, a liberdade. Claro que nem tudo são flores na Europa e o preconceito existe mas a proporção em relação ao Brasil é infinitamente menor.. Falando do caso especifico da novela, é facil dizer que temos duas protagonistas negras mas se pararmos para analisar direitinho, são duas atrizes que tem um histórico na televisão. As oportunidades não são as mesmas quando se faz um teste para uma novela. Vide a tal Grazi Massafera que saiu do temível programa BBB e caiu na mídia já como atriz, sendo protagonista de uma novela. Talento??? Não sei. Eu sei que a Juliana Alves que já era atriz na época não teve a mesma oportunidade. Existe sim o preconceito. As novelas do Manoel Carlos, mostram o Rio de Janeiro resumido ao leblon. Ou seja, mais uma vez um limite… Particularmente não assisto a essa novela, graças a Sky mas fico pensando na alienação que esse tipo de cena provoca… Todos aplaudem o desempenho das atrizes mas o contexto da cena não é discutido…Enfim… retratos de um Brasil
Comente esse comentário!
Eu concordo com voces sobre o racismo na televisão brasileira é terrivel!
Acredito que o Manoel Carlos não estudou direitinho sobre o racismo no mundo, não viu quem construiu a história da nossa nação, ele inferiorizou o negro com a cena patética de Helena acreditem não foi para haver repercussão na cena foi para lembrar os velhos tempos de quem é que mandava e quem tinha que obedecer.
Mandei um comentário para a Globo, esculhambei o quanto pude. Sabe qual foi a resposta deles, R: E se fosse uma branca?
Eu disse a eles em pleno mês da Consciência Negra eles mostrarem aquela cena patética.
Comente esse comentário!